Um passo à frente, vinte anos para trás

Segunda-feira, dia 09 de agosto de 2021, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - PROCERGS, uma sociedade de economia mista, que iniciou suas atividades em 1972 como órgão executor da política de informática, especializado no desenvolvimento de soluções de alto valor agregado e que presta serviços a todos os órgãos do executivo estadual, processando diariamente milhões de transações vitais para o bom funcionamento do Estado, migrou seu ambiente de correio eletrônico para a conhecida plataforma mundial da Microsoft, o Outlook. Fruto de manobra comercial inteligente e agressiva, diante da crise provocada pela pandemia do Covid-19, a Microsoft, considerada uma das cinco gigantes globais da internet (junto com Google, Apple, Facebook e Amazon) fez a gentil "cessão de licenças" do produto Teams em março de 2020 e, cerca de um ano após, consumou um contrato com perspectiva de atender inicialmente o PROCERGS e, até o final de 2021, a todas as Secretarias e Órgãos da estrutura governamental, à exceção da Fazenda, histórica cliente deste fornecedor privado.

Não bastasse a estratégia que compromete a soberania e a autonomia tecnológicas do povo gaúcho, ao fazer isso abandona duas décadas de investimento e desenvolvimento na solução livre de correio, catálogo e agenda eletrônicos, conhecida nacionalmente como Expresso, construída com base em uma solução "open source" desenvolvida na Alemanha, o EGroupware. Utilizado por vários governos estaduais e pelo governo federal, com comunidade brasileira organizada para lhe dar suporte e evolução, o Expresso suportava com qualidade toda a comunicação institucional de mais de 123 mil servidores públicos ativos e contribuía de forma segura e estável, para a qualidade de seu trabalho. Mais recentemente, recebeu integração do Rocket Chat, uma plataforma única para manter o fluxo de trabalho funcionando através da centralização de todas a suas ferramentas e interações, feita para trabalho em equipe, DevOps e engajamento dos clientes. Entre muitas integrações, o Rocket Chat utiliza o Jitsi, um conjunto de projetos open source que permite que você construa e instale facilmente soluções de vídeo conferência seguras. Também teve desenvolvido um aplicativo para uso no celular, estendendo sua importância para o setor público e aumentando sua eficácia para a cidadania.

O problema aqui não é o custo das licenças que tornará mais ricos Melinda e Bill Gates, ou os acionistas donos da Microsoft. É a perda da inteligência, da capacidade de desenvolver, aprimorar ou ajustar soluções, de aprender com elas e tornar-se mais capaz em desenvolver as suas próprias, em favor do Estado e de seu povo. É a rendição incondicional a plataformas que cada vez tem mais controle do mundo, porque tem cada vez mais controle de seus dados, como agora terão acesso aos dados de todos os gaúchos e gaúchas. Aliás, as mesmas plataformas que cada vez mais investem em softwares livres e open source, como dá pra ver aqui... https://canaltech.com.br/mercado/open-source-e-realidade-entre-grandes-marcas

Enquanto isso... https://computerworld.com.br/plataformas/mais-de-70-das-empresas-no-brasil-usam-algum-software-open-source


Sady Jacques
Coordenador executivo
Associação Software Livre.Org

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